segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Como Surgiu a ARH?



Tradicionalmente conhecida como ARH – Administração de Recursos Humanos – é a área da administração que integra técnicas, instrumentos e modelos às variáveis estratégicas e ambientais de uma organização.
Em suas origens a Gestão de Pessoas tinha como princípio que cada indivíduo inserido em uma organização deveria ser tratado como um recurso disponível para a produção de bens e serviços. Entretanto, o conceito de pessoas enquanto recurso veio se modificado intensamente com o desenvolvimento das organizações e mudanças ocasionadas pela acirrada competitividade no mercado empresarial.
Nascida no início do século XX a partir da Revolução Industrial, a Gestão de Pessoas, denominada até então como Relações Industriais, surgiu como uma atividade mediadora de conflitos. Dado o crescimento e complexidade das organizações, os objetivos organizacionais e pessoais, ainda que interligados, eram conflitantes em sua essência. Os dirigentes das organizações tendiam a ver as pessoas, na figura de empregados, como obstáculos ao crescimento da organizacional e, concomitantemente, as pessoas enxergavam as organizações do trabalho como fonte de exploração da mão de obra.
Já na década de 50, evoluindo para a Administração de pessoal, a função de intermediar conflitos entre organizações e pessoas passou a incorporar também a administração de pessoas segundo a legislação trabalhista vigente. Nos bancos, e posteriormente, nas indústrias, os primeiros escritórios ou departamentos de pessoal era a referência de gestão de pessoas, marcadas pela alta burocracia, controle de pagamentos e pouco relacionamento interativo com as pessoas. Com algumas mudanças ocorridas, a partir da década de 60, o modelo de gestão de recursos humanos é levado ao reconhecimento das pessoas como recursos fundamentais ao desenvolvimento organizacional, o que logo mais, ao que veio a ser chamado na década de 70 de Administração de Recursos Humanos. Esta, por sua vez, foi fundamentada nas bases da psicologia industrial, nas teorias organizacionais e nas abordagens sociotécnicas, das dinâmicas de grupo. Surgindo também, na mesma época, as técnicas de descrição de cargos e salários, enriquecimento de tarefas e participação por objetivos.
Entretanto, a visão de pessoas como recursos disponíveis aos interesses organizacionais modificou-se intensamente com as mudanças revolucionárias do cenário global. Atualmente, as organizações estão cada vez mais cientes que não se administra pessoas tratando-as como recursos financeiros, materiais ou tecnológico. Nesta perspectiva, as o antigo conceito de pessoas inativas e dependentes das organizações deram espaço a compreensão das pessoas como agentes transformadores, ativas, inteligentes, criativas e dotadas de competências que as tornam o Capital Humano das organizações:

Desde então o grande desafio das organizações é a gestão de pessoas que agrega valor em meio a constantes mudanças nas relações de trabalho de um ambiente competitivo e inconstante. A atual nomenclatura, Gestão de Pessoas, adotada nas modernas literaturas da Administração de Recursos Humanos, veio para suavizar a colocação das pessoas enquanto recursos valorizá-las enquanto capital. Com isso o grande enfoque abordado pelas modernas estratégias tem sido a combinação gestão do capital humano e benefícios econômicos através do alinhamento entre potencial humano e objetivos organizacionais.

3 comentários:

  1. Olá Gestora de pessoas, me perdoe chamá-la assim, mas não sei seu nome, mas enfim, você deveria continuar a alimentar esse blog compartilhando suas experiências e conhecimento que envolvem essa profissão maravilhosa, irá com certeza ajudar a muitos como eu a obter conhecimento sobre gestão de pessoas uma área da administração fascinante, um abraço, pense nisso.

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  2. Esse conteúdo foi retirado de quel livro vc poderia me ajudar estou fazendo artigo de faculdade com o assunto do surgimento do RH, e achei muito interessante.

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  3. Linda essa profissão! amo ser gestora de rh, pois é uma profissão que vc ver o ser humano como chave para o crescimento de uma organização, e para seu crescimento também, através de treinamentos, cumplicidades, reciprocidade, diálogo, investimento no funcionário, enfim! uma infinidade de recursos empregados em seres humanos, para o crescimento da mesma, e da organização! Parabéns pelo blog

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